Crossverse Wiki Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Salvando a Onipotência ????

+8
Apolo
M1G4D1N0
PudinCremoso
Maximus
Outer Takkov
Meme Lord
barasa
Mystic_Lord
12 participantes
Ir para baixo
Mystic_Lord
Mystic_Lord
Admin
Mensagens : 617
Data de inscrição : 03/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 7:42 pm
Hoje venho tratar de um assunto feito na página de Onipotência, realçando que ela não está fundamentalmente errada, mas alguns detalhes podem ser reajustados e suas regras podem ser expandidas para uma melhor compreensão em entendimento geral, a página em questão: https://crossverse.fandom.com/pt-br/wiki/Onipot%C3%AAncia

Bom, vamos retratar aqui, Onipotência é usada para definir um Absoluto no seu devido Verso, portanto, seres Onipotentes ocupam o Topo do Verso, dependendo do contexto pode ser transcendencia, ou simplesmente sendo inigualável. Isso é bastante simples, porém nessa página, não é dito nada sobre a Generalização da Onipotência, na qual eu explicarei abaixo:

Generalizar a Onipotência, isso é simplesmente dar citações vagas de Onipotência para muitos personagens (Cof Cof Isekai At Peace), porém, essas citações não devem ser completamente desconsideradas. Em alguns contextos, Onipotência pode significar estar em um plano superior de existência, isso também é evidenciado em muitas religiões, onde você precisa se livrar do mundo material e alcançar um plano superior, onde nada te limitará, você não ocupa espaço e existe como uma constante. Dito isso, a Onipotência Generalizada, seria uma Generalização desse conceito, onde caso seja apresentado um devido contexto, Onipotência Maior > Onipotência Menor pode significar uma diferença dimensional ou uma diferença de poder.

M1G4D1N0, Meme Lord, Perish, barasa e Maximus gostam desta mensagem

barasa
barasa
Mensagens : 142
Data de inscrição : 10/02/2024

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 7:45 pm
Concordo

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Meme Lord
Meme Lord
Admin
Mensagens : 558
Data de inscrição : 05/09/2023
Idade : 17

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 7:46 pm
Concordo

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Outer Takkov
Outer Takkov
Mensagens : 83
Data de inscrição : 16/03/2024
Idade : 16

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:03 pm
Concordo

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Maximus
Maximus
Mensagens : 203
Data de inscrição : 24/02/2024

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:05 pm
Concordo

Mystic_Lord gosta desta mensagem

PudinCremoso
PudinCremoso
Mensagens : 1163
Data de inscrição : 04/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:26 pm
Se o ser onipotente for referido a ser transcendente a sua criação, ou seja, criou tudo e a supera ao ponto de ser inalcançável ao mesmo (não podendo ter anti-feitos), aí concordo, do contrário, só ser trascendente e onipotente não servem para o aumento dimensional.

O exemplo de religião que tu falou nem sempre serve para isso, a maioria é sobre se desconectar da matéria e ir pro plano espiritual, o mesmo não sendo literalmente uma dimensão maior, tendo que haver com um contexto mais elaborado.

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Mystic_Lord
Mystic_Lord
Admin
Mensagens : 617
Data de inscrição : 03/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:29 pm
PudinCremoso escreveu:Se o ser onipotente for referido a ser transcendente a sua criação, ou seja, criou tudo e a supera ao ponto de ser inalcançável ao mesmo (não podendo ter anti-feitos), aí concordo, do contrário, só ser trascendente e onipotente não servem para o aumento dimensional.

O exemplo de religião que tu falou nem sempre serve para isso, a maioria é sobre se desconectar da matéria e ir pro plano espiritual, o mesmo não sendo literalmente uma dimensão maior, tendo que haver com um contexto mais elaborado.

Sim, pô, por isso eu disse no devido contexto, a religião for só um exemplo, e acho que seria o suficiente ser transcendente sobre a criação e Onipotente, não? Caso não haja anti-feitos.

PudinCremoso gosta desta mensagem

M1G4D1N0
M1G4D1N0
Admin
Mensagens : 1200
Data de inscrição : 03/09/2023
Idade : 20
Localização : Brasil - BA

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:39 pm
CONCORDO MEU LORDZINHO. 🙏🏼
PudinCremoso
PudinCremoso
Mensagens : 1163
Data de inscrição : 04/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:45 pm
Mystic_Lord escreveu:
Sim, pô, por isso eu disse no devido contexto, a religião for só um exemplo, e acho que seria o suficiente ser transcendente sobre a criação e Onipotente, não? Caso não haja anti-feitos.

É que ele transcender a sua criação não o torna necessariamente inacessível a ela, pode apenas representa sua magnitude e poder, mas não sua existência.

Mystic_Lord gosta desta mensagem

PudinCremoso
PudinCremoso
Mensagens : 1163
Data de inscrição : 04/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:47 pm
Me refiro inacessível de maneira normal. Caso for dito que só é possível alcançar por meio de transcendência ou algo especifico que represente uma superioridade qualitativa no mesmo nível, também serve de apoio.

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Mystic_Lord
Mystic_Lord
Admin
Mensagens : 617
Data de inscrição : 03/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 8:48 pm
PudinCremoso escreveu:
Mystic_Lord escreveu:
Sim, pô, por isso eu disse no devido contexto, a religião for só um exemplo, e acho que seria o suficiente ser transcendente sobre a criação e Onipotente, não? Caso não haja anti-feitos.

É que ele transcender a sua criação não o torna necessariamente inacessível a ela, pode apenas representa sua magnitude e poder, mas não sua existência.
Creio que isso varia do contexto apresentado, então no geral, se transcender a criação for apresentado como inacessibilidade (vendo a dimensão anterior como bidimensional), serveria já, não mudaria muito escalas e tals como eu disse, é apenas uma melhora geral na página.

PudinCremoso gosta desta mensagem

Apolo
Apolo
Mensagens : 583
Data de inscrição : 04/09/2023
Idade : 19
Localização : MG

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 10:13 pm
Por mais que eu tenha opinião em relação a onipotência ser algo deturpado na ficção (nada demais essa opinião, é só uma visão que eu tenho que não altera em nada aqui), com o contexto sendo bem estabelecido na obra, concordo com a CRT.

Mystic_Lord gosta desta mensagem

MAUBRUTO
MAUBRUTO
Mensagens : 233
Data de inscrição : 04/09/2023
Idade : 15
Localização : Fortaleza - CE

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ter Jun 18, 2024 10:16 pm
Concordo! Salvando a Onipotência ???? 1f44c

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Perish
Perish
Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Qua Jun 19, 2024 8:53 am
Bem interessante, não sabia sobre essa diferença dos conceitos de onipotência
Concordo

Mystic_Lord gosta desta mensagem

Divine Others
Divine Others
Mensagens : 347
Data de inscrição : 06/09/2023

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Qua Jun 19, 2024 1:19 pm
PudinCremoso escreveu:Se o ser onipotente for referido a ser transcendente a sua criação, ou seja, criou tudo e a supera ao ponto de ser inalcançável ao mesmo (não podendo ter anti-feitos), aí concordo, do contrário, só ser trascendente e onipotente não servem para o aumento dimensional.

O exemplo de religião que tu falou nem sempre serve para isso, a maioria é sobre se desconectar da matéria e ir pro plano espiritual, o mesmo não sendo literalmente uma dimensão maior, tendo que haver com um contexto mais elaborado.

Vou concordar com a CRT, mas com esse ressalto do Pudim. Basicamente, a onipotência é entendida como o ato de fazer tudo o que bem entender sem limitações e restrições, estando naturalmente acima de um plano existencial inferior. No entanto, não gosto de aderir a tese de "onipotência maior > onipotência menor" devido à contradição que se encontra na própria definição de onipotência, que logicamente tem muitas definições e significados, porém, isso acaba retirando sua inefabilidade e irrestrição para seu poder absoluto, sendo contraditório a tese da onipotência generalizada.
Em caso de dimensionalidade superior ou um PowerScaling em que o ser foi mencionado como onipotente ser superado por alguém, não deverá considerar o salto dimensional e nem mesmo a sua onipotência, já que é uma palavra com pura interpretação dependendo da figura de linguagem, assim como um ser onipotente em anti-feitos e até mesmo feitos se for vago demais o contexto, não deverá ganhar uma adição para um eixo vetorial, assim como um ser meta-ficcional ou semelhantes não deverá ser aderido como onipotente, ou em poucas palavras, em uma dimensão superior.

E sobre religião, é importante frisar que cada verso irá interpretar as correntes mitológicas, teológicas e filosóficas de acordo com a sua inspiração em tal ramo, e mesmo assim não irá garantir uma onipotência ou algo do tipo, devido às desconexões de cada plano ser um fator de atributos físicos e capacidade perspectiva, havendo a diferença colossal entre o materialismo e o imaterialismo de cada plano existencial, não modificando a escala dimensional da cosmologia do respectivo verso.

As mitologias e religiões politeístas, como a mitologia asiática que engloba várias religiões e a filosofia eu não veria problema em discutir na relação de onipotência, mas em relação à teologia, é necessário fazer uma CRT em caso de uma explicação mais convincente para finalidade da onipotência e de outros fatores, vendo que a teologia negativa e o apofatismo não podem ser usados para escalas hierárquicas na wiki.

Mystic_Lord e PudinCremoso gostam desta mensagem

Blast
Blast
Admin
Mensagens : 871
Data de inscrição : 04/09/2023
Idade : 21
Localização : Portugal

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Qua Jun 19, 2024 8:24 pm
Concordo totalmente
Blast
Blast
Admin
Mensagens : 871
Data de inscrição : 04/09/2023
Idade : 21
Localização : Portugal

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Qua Jun 19, 2024 8:24 pm
Esta CRT foi aceita! A adição pode ser feita na Wiki de Onipotencia.
Conteúdo patrocinado

Salvando a Onipotência ???? Empty Re: Salvando a Onipotência ????

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos